Centro Ciência Viva do Lousal e Museu Mineiro


Entre Canal Caveira e Ermidas do Sado, ficam as minas de Lousal, de onde foram extraídas pirites de cobre durante os anos compreendidos entre 1900 e 1988. Nesse mesmo local, foi criado o Museu Mineiro. Aqui podem ver-se as velhas máquinas que constituiam o centro nevrálgico de laboração das minas, e as antigas estruturas de trabalho - hoje recuperadas especialmente para serem visitadas pelo público - instalações, escavações e galerias da mina, e mesmo os motores da central eléctrica que abastecia não só a mina como também a população local.

Na mesma localidade, no Centro Ciência Viva do Lousal o visitante é convidado a viajar no tempo e a recuar à época em que a mina do Lousal se encontrava activa, onde minérios formados há milhões de anos foram explorados por milhares de mineiros que ali cultivaram os seus anseios, viveram os seus amores, viram os seus filhos crescer, cuidaram dos seus idosos. Hoje é de novo futuro, terra reinventada pela vontade de muitos e sustentada pelo mais rico dos minérios: o Conhecimento.
Os Centros Ciência Viva são espaços interactivos de divulgação científica e tecnológica distribuídos pelo território nacional, funcionando como plataformas de desenvolvimento regional - científico, cultural e económico - através da dinamização dos actores regionais mais activos nestas áreas.

Sem comentários:

Enviar um comentário